KIHON GEIKO

A aplicação do Kihon Geiko é muito importante, principalmente ao iniciante. Cada exercício deve ser repetido mais de trinta vezes por sessão, e uma sessão ocupa de 20 a 30 minutos. A melhor postura para praticar o Kihon Geiko é oSanchin Dachi, pois é prática para concentrar a força na boca do estômago (Tanden), fortalece as pernas e há a possibilidade de boa postura e rotação do tronco.

Kihon Geiko é à base do Karate Kyokushinkaikan, pois é com esses golpes que iniciamos na arte marcial. O movimento de base deve ser totalmente dominado e compreendido, pois se não dominar não poderemos passar a fases subseqüentes. Lembre-se que primeiramente devemos aprender o golpe em si, ou seja, tecnicamente (como executá-lo de forma correta, corrigindo postura, impacto de golpe, rotação de quadril, etc). A partir disso devemos colocar as essências, para que o golpe se torne mais evidente (Velocidade e força). Lembre-se que não deve golpear com força e velocidade um golpe que você acabou de aprender. Isso é um erro, pois pode contundir-se facilmente. O modo correto de golpear depende da boa correção não só por parte dos professores como de sua própria (utilizamos o espelho para a correção e lembramos dosensinamentos em aula pelo professor, pelos alunos mais adiantados). O KihonGeiko em sua primeira fase é muita estressante ao iniciante, pois até coordenar uma série de movimentos, terá que ter muita paciência. Mas lembre-se que no começo tudo é difícil, mas logo dominará as técnicas básicas e passará para uma fase subseqüente, onde tornará mais empolgante e dinâmico.
Os nomes de golpes do Kihon Geiko são em Japonês, por isso vá acostumando 
a pronunciá-lo de acordo com que o professor ordena em aula, pois dessa forma memorizará facilmente.
Os nomes dos golpes são escritos e falados em japonês, e em aula também usamos termos genéricos de Karate, todos em japonês. O Karate Kyokushinkaikan é Universal, e em qualquer parte do mundo, os golpes são os mesmos. Se forem traduzidos para o português, a tradução teria muitas conotações e seriam imensos as frases ou nomes de golpes. Pela tradição milenar da arte e dos costumes vindo do Japão e por se tornar uma arte autêntica é que utilizamos termos genéricos em Japonês.

ATAQUES COM OS PUNHOS (SEIKEN)
E COM OS PUNHOS INVERTIDOS (URAKEN)
POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (Direita)
  1. SEIKEN CHUDAN ZUKI - Soco frontal ao nível médio (altura do estômago)
  2. SEIKEN JODAN ZUKI - Soco frontal ao nível alto (altura do rosto)
  3. URAKEN SHOMEM UCHI - Soco invertido frontal (altura do nariz)
  4. URAKEN SAYU UCHI - Soco invertido lateral (altura do rosto)
  5. URAKEN HIZO UCHI - Soco invertido lateral (altura das costelas - baço)
  6. URAKEN MAWASHI UCHI - Soco invertido circular, altura do rosto
  7. SEIKEN AGO UCHI - Soco com o punho, frontal, altura do queixo.
POSIÇÃO KIBA DACHI - (Posição a cavaleiro)
  1. SEIKEN SHITA ZUKI - Soco frontal baixo, altura do estômago, mas com as costas das mãos viradas para baixo.
  2. HIJI UCHI – Cotovelada circular, altura do rosto.

  3. DEFESAS (U K E)
    POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (Direita)
    1. SEIKEN JODAN UKE - Defesa Ascendente, defendendo rosto.
    2. SEIKEN CHUDAN SOTO UKE - Defesa de Fora para Dentro, defendendo o estômago.
    3. SEIKEN CHUDAN UCHI UKE - Defesa de Dentro para Fora, defendendo o estômago.
    4. SEIKEN GEDAN BARAI - Defesa de cima para baixo, defendendo o ponto vital, e ou estômago.
    5. SEIKEN CHUDAN UCHI UKE GEDAN BARAI - Defesa Dupla, defendendo o ponto vital e estômago.

ATAQUES COM A FACA DA MÃO (SHUTO)
POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (Direita)
  1. SHUTO GAMEM UCHI – Cutelada circular, de fora para dentro, na altura da têmpora.
  2. SHUTO SAKOTSU UCHI – Cutelada de trás para frente, atingindo a clavícula.
  3. SHUTO SAKOTSU UCHIKOMI – Cutelada frontal penetrante, atingindo a clavícula.
  4. SHUTO UCHI UCHI – Cutelada de dentro para fora, atingindo o pescoço. Serve também para puxar o pescoço do adversário e aplicar joelhada.
  5. SHUTO HIZO UCHI – Cutelada circular de cima para baixo, em diagonal, atingindo as costelas ou o Baço.
  6. CHUTES – GERI / POSIÇÃO KUMITE DACHI
    1. MAE KEAGE GERI - Chute Frontal com a perna estendida.
    POSIÇÃO FUDO DACHI
    1. UCHI MAWASHI GERI - Chute de Dentro para Fora.
    2. SOTO MAWASHI GERI - Chute de Fora para Dentro.
    3. HIZA GERI - Joelhada.
    4. KIN GERI - Chute rápido atingindo a virilha.
    5. MAE GERI - Chute Frontal.
    6. MAWASHI GERI - Chute Circular.
    7. YOKO KEAGE GERI - Chute lateral com a perna estendida.
    8. YOKO GERI - Chute Lateral.
    9. KANSETSU GERI - Chute na articulação do joelho.
    10. USHIRO GERI - Chute para trás.

    11. POSIÇÃO SANCHIN DACHI
      Para treinarmos o Kihon Geiko, utilizamos uma posição muito peculiar denominada de Sanchin Dachi (Posição de Meia Lua). A posição SanchinDachi é uma ótima posição para o fortalecimento das pernas e do abdômen. Nesta posição realizaremos a maior parte dos golpes de braços (Ataques com os punhos (Seiken e Uraken), Defesas (Uke) e Ataques com a Faca da mão (Shuto).
      A base Sanchin Dachi deve ser forte, contrair o “TANDEN“ (Abdômen) e utilizar o quadril e as alavancas para impulsionar o golpe certeiro.
      Antigamente treinava-se a posição Sanchin Dachi, muitas horas seguidas até que o praticante domina-se a posição. Utilizava entre os seus joelhos uma laranja (uma bola pequena de borracha, ou algum objeto pequeno e arredondado), pois a posição Sanchin Dachi deve estar com os joelhos semiflexionados, voltado ao centro. Caso caísse a laranja (ou o objeto) durante a execução dos movimentos, castigos lhes eram impostos, pois alegava que ainda estava imaturo para a prática do Kihon e que deveriam treinar mais intensamente, para poder aprender a fase subseqüente.

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